Onde está o Pós-Venda?
O que sei, é que sem pós-venda toda empresa vive em uma corda bamba, confiando-se apenas nas estratégias de vendas e em suas campanhas de marketing
Como saber se o serviço de pós-venda trás resultados? Está é uma  pergunta comum, feita principalmente por CEO's de empresas ávidas por  cortar gastos no planejamento anual. O que sei, é que sem pós-venda toda  empresa vive em uma corda bamba, confiando-se apenas nas estratégias de  vendas e em suas campanhas de marketing, visando sempre ampliar a  carteira de novos clientes, que na maioria das vezes não suportam as  tentações de uma concorrência mais persuasiva e atenciosa.
Você  certamente já ficou alguns longos minutos aguardando ao telefone,  enquanto realizava uma ligação para o Serviço de Atendimento ao Cliente  de alguma empresa, o famoso SAC, e garanto que a grande maioria de vocês  desligou frustrado por não conseguir sanar sua dúvida ou resolver seu  problema. É realmente desconsolador!
Os anos de experiência em vendas  me moldaram uma pessoa mais exigente de meus direitos como consumidor, e  o pós-venda está incluso nesta lista. Quando adquirimos um produto ou  serviço, é dever de quem vende, atender nossas necessidades pós-venda,  mas infelizmente, não é isso que acontece em nosso dia-a-dia, o que  vemos são empresas tentando astutamente se eximir de suas  responsabilidades para com seus clientes.
É bastante comum,  encontrarmos vendedores que nunca abriram o Código de Defesa do  Consumidor. Na minha visão, todos os colaboradores de uma empresa,  deviam possuir pleno conhecimento do Código, pois a partir do momento  que existe a relação com o cliente, este colaborador precisa estar apto a  sanar dúvidas e orientar em caso de necessidade.
Não basta apenas  ter um telefone com o número do SAC impresso no folheto de divulgação,  na nota fiscal ou na embalagem, o que é preciso é realmente estabelecer  um serviço de pós-venda funcional e compensador de seus custos, que  facilite para seus clientes o acesso por telefone, internet e também na  própria empresa, lembrando que isso é o dever de toda empresa que se  dispõe a oferecer seu produto ou serviço ao consumidor.
Treinar  adequadamente seu corpo de colaboradores se faz imprescindível, e também  é necessário dar-lhes autonomia para resolverem de imediato as  necessidades do cliente, minimizando assim custos futuros.
Como  vendedor, trabalhei muito tempo no corpo-a-corpo com o cliente, buscando  o resultado em campo, e sempre mantive um contato estreito com meus  amigos clientes, fazendo visitas continuas sempre que sobrava um  tempinho entre uma venda e outra, não precisava ter motivo, eu falava  sobre coisas normais, banalidades que conversamos com amigos comuns, e o  resultado desse tratamento próximo, é uma excelente rede de amigos que  sabem o que eu faço e o que eu vendo, este contato contínuo é  fundamental para que estejamos sempre atentos às necessidades de nossos  clientes, e assim, sempre prontos a atender-lhes de imediato.
Lembrem-se! Você é a imagem do que vende, um pós-venda bem feito é sinal de compromisso, respeito e profissionalismo.
Em  setores como os de seguros gerais, hoteleiros, automobilísticos,  companhias aéreas e marítimas, informática, telefonia, só para citar  alguns, o pós-venda é peça chave na fidelização e retenção da clientela,  e não preciso dizer, que é fundamental para o aumento da carteira de  clientes novos, em épocas de concorrência acirrada e preços baixos, o  maior diferencial é e sempre será um pós-venda bem feito.
As empresas  precisam se conscientizar que investir em soluções de pós-venda, só  traz resultados benéficos, maior fidelização e retenção, diminuição da  inadimplência, redução do custo da venda, elevação dos lucros e melhor  direcionamento dos investimentos de marketing, são apenas alguns dos  efeitos saudáveis que uma empresa obtém ao adotar soluções para seu  setor de pós-vendas. Sempre digo em minhas palestras que não basta ter  preço baixo e produto de qualidade, é necessário atender e pós-atender o  cliente da mesma maneira como você gostaria de ser atendido.
Tenho o  hábito de presentear amigos e parentes com livros, e diante da falta de  tempo e as facilidades da compra por meio da internet, neste final de  ano, comprei uma quantia significativa de livros, pois a família é  grande; realizei a compra na loja virtual de uma das maiores livrarias  do país, que garantia a entrega de minha encomenda em até quatro dias  úteis, no fim do quarto dia, já por volta das 19:00h, resolvi entrar em  contato com o atendimento on-line da empresa, para saber se havia  ocorrido algum transtorno, e para minha surpresa, fui atendido  pessimamente e informado que receberia a mercadoria dentro de dois dias;  os dois dias se passaram e minha mercadoria não havia chegado e  novamente entrei em contato, e desta vez fui atendido um pouco melhor,  mas sem nenhuma solução, seguido da seguinte frase do atendente, "não  podemos fazer nada! Seu pedido esta na transportadora, e o senhor deve  recebê-lo dentro de ALGUNS dias", mesmo depois de vários argumentos, e  até me propor a levar o recibo de pagamento até uma das lojas da rede  para poder pegar os livros pessoalmente, a resposta do atendente  continuou a mesma, "não posso lhe ajudar senhor! Aguarde o seu pedido  chegar dentro de ALGUNS dias!". Resultado, eu havia comprado os livros  para dar como presentes de Natal, e como fiz a compra no dia 17 de  dezembro, e o pedido demorou mais de duas semanas para chegar, vocês já  devem ter imaginado a minha cara na noite de Natal!
Citei este  ocorrido, pois é apenas um dos que vivi na pele, e por incrível que  pareça nos dias atuais, quanto maior as empresas, maior parecem ser os  descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor, unidos à falta de  respostas para os clientes.
Não podemos esquecer nunca! Sejamos um  simples vendedor autônomo, um pequeno, médio ou grande empresário,  deve-se sempre estar atento aos benefícios de um pós-venda bem feito,  este acompanhamento do cliente é o fator primordial para a saúde de sua  empresa.
Devemos sempre ter em mente que clientes satisfeitos, bem  atendidos e bem pós-atendidos, voltam à sua empresa, e normalmente  acompanhados de novos clientes.
Atenda, venda e não esqueça nunca! Faça o pós-venda!
