Como salvar o negócio
Ao contrário do que se pensa por aí, levar um negócio adiante é tarefa das mais difíceis e requer muita habilidade, não só técnica, mas também uma boa dose de equilíbrio emocional e paixão pelo que se faz.
Manter um negócio funcionando e prosperando ainda é um enorme desafio.  De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa  (SEBRAE) embora as estatísticas de mortalidade empresarial estejam  melhorando, pois de 1998 a 2007, as taxas de mortalidade caíram em todos  os perfis de comparação: no primeiro ano, de 35% para 27%; no segundo,  de 46% para 38%; no terceiro ano de atividade, de 56% para 46%; no  quarto ano, de 63% para 50% e no 5º ano de atividade, de 71% para 62%  não há muito a comemorar.  
 
Em suma, segundo as estatísticas mais atualizadas, de cada 100  empresas abertas apenas 73 delas estarão abertas no primeiro ano e, ao  final do quinto ano, somente 38 continuarão em atividade. Trata-se de um  índice de mortalidade elevadíssimo.  
 
Ao contrário do que se pensa por aí, levar um negócio adiante é  tarefa das mais difíceis e requer muita habilidade, não só técnica, mas  também uma boa dose de equilíbrio emocional e paixão pelo que se faz.  
 
Muito embora a situação esteja melhorando as estatísticas ainda são  duras e os números mostram um cenário difícil para o empresário  brasileiro.  
 
Fugir de situações de crise é uma característica nossa. De uma  forma ou de outra, encontramos maneiras de nos salvar frente a um  desconforto. É o nosso instinto de sobrevivência que fala tão alto em  alguns momentos.  
 
Com as empresas o comportamento é o mesmo. De uma forma bem  simples, sabemos o que temos de fazer: reduzir despesas e aumentar  receitas. Mas, então, por que tantas firmas quebram? Porque o problema  não é o que deve ser feito, mas como o fazer.  
 
As formulas simplistas num cenário conturbado não tem a menor  chance de êxito, é necessária uma estratégia bem mais refinada que vá  aumentar, de maneira sustentada, o faturamento e diminuir custos sem  deprimir qualidade.  
 
Nada é fácil, toda reestruturação demanda muito trabalho e energia.  
 
É preciso – para sair da crise – gerar lucro em quantidade suficiente para amortizar o passivo da operação.  
 
Como não há mágica nesse processo de turnaround é imperativo que o  endividamento de curto, curtíssimo e médio prazos seja renegociado pois,  do contrário, a operacionalidade fica comprometida e a empresa não  decola.  
 
Normalmente, a crise traz um cenário de confusão, já que, uma vez  instaurada, abala as estruturas internas da empresa. Há um descuido com  determinados controles, a interlocução fica prejudicada, cada  departamento quer ter o protagonismo das soluções enfim o ambiente  torna-se tumultuando debilitando a organização. O resultado dessa  fragilidade é a dispersão de esforços e a inversão das prioridades.  
 
Dessa forma, o foco de todas as atenções para conseguir sucesso em  um processo de reestruturação é a convergência adoção de medidas  multidisciplinares e coordenadas com o proposito de ampliar os  resultados e aliviar o caixa evitando o seu estrangulamento.  
 
Para que o trabalho dê êxito, não basta apenas alongar a dívida. Se  o negócio gera resultado negativo, o débito nunca poderá ser pago.  Igualmente, não adianta recompor a margem se não houver matéria-prima  para seu giro porque os credores desejam receber imediatamente o que é  devido.  
 
É inócuo lançar novos produtos, se há gargalos de produção e, por  fim, é um tiro no pé buscar volumes maiores de venda, se não existe uma  gestão adequada de suprimentos.  
 
Ou seja, a reestruturação de uma empresa demanda ações  diversificadas e concomitantes. Toda reestruturação – para ser bem  sucedida – deve ser concebida como um processo multidisciplinar que  abrange o conhecimento e a atuação de diversos especialistas externos ou  de todos os departamentos da companhia.  
 
Além de envolver todas as áreas, é preciso que as ações sejam  coordenadas, num verdadeiro trabalho de equipe, pois uma ação repercute  na outra e se não houver harmonia não se alcançará resultado algum.  
 
Cada medida é como o dente de uma engrenagem que deve se imbricar no outro para que a máquina possa funcionar.  
 
Momentos de crise exigem a revisão de procedimentos da empresa como  um todo! O negócio tem de ser desenhado sobre outras bases, nas quais o  foco deve ser a obtenção ou ampliação do lucro operacional e o desafogo  do caixa.  
 
Ou melhor, não é necessário apenas ter lucro, é preciso que ele  seja suficiente para dissolver o passivo. Para isso, planejamento é o  caminho.  
 
Pela minha experiência como consultor, afirmo que o processo de  melhoria de uma empresa é uma viagem que só tem começo e nunca um fim.  Isso por que é sempre possível aperfeiçoar a operação, tornando-a melhor  e mais lucrativa.  
